terça-feira, 14 de junho de 2011

Curiosidades sobre a Biodiversidade Amazônica


Pesquisas indicam que na Amazônia existem cerca de trinta milhões de espécies animais. Dá para acreditar? E isso porque nem todas as espécies foram encontradas e estudadas pelos cientistas. Lá existem alguns animais que ainda são desconhecidos pelos homens.


Bom, mas uma coisa é certa: são muitos animais convivendo neste grande ecossistema. Talvez os mais famosos deles sejam os macacos. Eles são numerosos: coatás, guaribas, barrigudos... Uma infinidade de primatas pode ser encontrada nos galhos das árvores amazônicas. Além deles existem outros mamíferos característicos da região. São mamíferos terrestres, como onças, tamanduás, esquilos, e mamíferos aquáticos, como peixes-boi e botos.

Os répteis também têm território garantido. Em um passeio pela região podem ser vistos lagartos, jacarés, tartarugas e serpentes. Entre os anfíbios, existem variados tipos de rãs, sapos e pererecas. Uma grande coleção de peixes é outro fato digno de nota: nas águas amazônicas estão 85% das espécies de peixes de toda a América do Sul.

Outros seres ainda menores têm grande importância no equilíbrio deste ecossistema: os insetos. Eles são numerosos. Besouros, formigas, mariposas e vespas fazem parte do grupo que é maioria na fauna amazônica.

Na terra, na água e no ar. Há grande variedade também de aves na floresta. Araras, papagaios, periquitos e tucanos colorem as copas das árvores. Mais de mil espécies de aves já foram catalogadas.


No que diz respeito à flora amazônica a vegetação é rica em beleza, sabores e propriedades medicinais. Alguns dos componentes mais conhecidos dessa diversidade são: o Guaraná - tem propriedades vitalizantes, rejuvenescedoras e afrodisíacas. O Crajiru- utilizada no combate as inflamações de qualquer natureza; a Copaíba - o seu óleo é anti-inflamatório e cicatrizante; o Urucum - são sementes com propriedades capazes de aumentar a pigmentação natural. Os números são grandes quando se trata da Amazônia. Há inúmeras espécies comestíveis, oleaginosas, medicinais, corantes e outras raras.

A Vitória-Régia conhecida como a “A Rainha dos Lagos Amazônicos” é uma planta que abre sua folha redonda sobre as águas rasas e sem correnteza como uma bandeja verde e chega a medir de 1 a 2,00 metros de diâmetro.


Você sabia que a ameaça á biodiversidade é também uma ameaça á espécie humana?

Então vamos conservar a natureza!


Imagens retiradas de:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Então comente....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...