domingo, 15 de maio de 2011

Ciranda Paixão: onze anos encantando os Coarienses

De Ciranda Paixão

A Ciranda Paixão é uma manifestação folclórica do município de Coari, Amazonas. Constitui-se de um conjunto de danças e encenações, composta por músicas, brincantes, destaques e personagens como: Mãe Benta, seu Manelinho, seu Honorato, galo bonito, carão, cupido, Constância e etc.


Alguns dados

FUNDAÇÃO: 01 de Abril de 2000.

CORES: Azul, Branco e Dourado.

TÍTULOS: 2001 e 2008.

CIDADE: Coari, Amazonas.


Sobre a Fundação

A Agremiação Folclórica Dança Regional Adulta Ciranda Paixão foi fundada em 1º de Abril do ano de 2000 no município de Coari, Amazonas, pelos professores Roberval Pereira e Vandermy Vieira de Freitas e organizada sob a orientação do professor Railson Andrade Maciel.


História

A Ciranda é uma manifestação folclórica expressada por meio de um conjunto de cantigas de roda, originárias da Espanha e Portugal. Trazida pelos portugueses, a ciranda chegou ao Brasil no século passado e propagou-se pelos Estados do Norte e Nordeste, adquirindo diferentes características conforme os lugares por onde passou, sem perder o elo com suas raízes.

A Ciranda foi incorporada à cultura amazonense na Cidade de Tefé por um mulato Pernambucano, conhecido como Antônio Felício, no final do século XIX. O objetivo principal era o de criticar o modo de vida e vestuário dos nogueirenses, moradores do povoado de Nogueira, situado à margem direita do Lago de Tefé. Deste modo, foi dançada inicialmente com roupas simples confeccionadas com panos de chita, um tecido com estampas floridas, sem brilho, sem adereços e composta somente por homens.

Em Manacapuru, foi montada pela professora Perpétua Socorro de Oliveira sob a orientação do professor José Silvestre em 1980 e a partir daí passou por uma fase de constante evolução, uma vez que este foi o município onde a mesma se tornou sua principal identidade cultural, expandindo-se daí a outros municípios, tornando-se popular nas festas juninas de todo o Estado do Amazonas.

Em Coari, a Ciranda foi apresentada pela primeira vez pela professora Nadir Socorro Gonçalves, sob a orientação do professor Arivelton Ferreira em 1995, na Escola Inês de Nazaré Vieira.

Antigamente a ciranda era dançada nos terreiros das residências, com toadas e trovas, roupas simples, sem brilho nos adereços e composta somente por homens.

Hoje a Ciranda evoluiu, acompanhando a trajetória do festival folclórico de Coari ela desenvolve temas selecionados pela diretoria da dança, se apresenta com roupas coloridas, se adorna de brilhos nas fantasias e adereços e usa outros acessórios diferentes da ciranda do passado, mas mostra ao povo a cultura, exaltando as tradições, os costumes, as crenças e etc.


Histórico de Temas

A Agremiação Folclórica Dança Regional Adulta Ciranda Paixão desde sua fundação se apresenta nos festivais folclóricos e/ou culturais do município de Coari representando instituições presentes no município e trabalhando temas relevantes para a cultura coariense.
  • No ano de 2000 apresentou o tema “DA CRIAÇÃO DO MUNDO, ORIGEM DO HOMEM, CIRANDA E SUA EVOLUÇÃO”, buscando fazer uma ligação entre a criação do mundo, a origem do homem e a evolução da ciranda como manifestação folclórica.
  • Em 2001 desenvolveu este outro tema “DA ORIGEM E EVOLUÇÃO, CIRANDA MINHA PAIXÃO”. Com esse tema contou a sua própria história, bem como da Ciranda como um todo. Neste ano, conquistou seu primeiro campeonato.
  • Já em 2003 apresentou aos coarienses o tema “UM MUNDO DE SONHOS, ENCANTOS E MAGIAS”, demonstrando que a ciranda é uma manifestação folclórica fruto do imaginário popular e que faz parte do legado cultural amazonense.
  • No ano de 2006 escolheu falar sobre “COARI, A HISTÓRIA DE UM POVO GUERREIRO: origem e evolução”, contando assim a história do município de Coari desde a chegada dos invasores estrangeiros até a sua elevação a categoria de cidade.
  • Em 2007 trouxe ao Centro Cultural Carlos Braga o tema: “BIOMA AMAZÔNIA: na preservação da natureza, o respeito pela vida, a transformação da terra.”, onde reafirmou no início deste milênio o compromisso com as tradições, com o folclore de Coari, com a terra, a fauna e a flora, com o encontro da arte com as lendas e com os mitos e evidenciando a preocupação com a preservação da Amazônia através da defesa da cultura do povo Coariense.
  • Em 2008, desenvolveu o tema: “UMA HISTÓRIA DE CIRANDA: origem e evolução”, buscando fazer um resgate cultural em torno do processo de origem e evolução da ciranda, sendo que neste ano conquistou seu bicampeonato.
  • Para o ano de 2011, a Agremiação Folclórica Dança Regional Adulta Ciranda Paixão apresenta o seguinte tema: “UMA VIAGEM PELO RIO DAS AMAZONAS”, pretendendo sensibilizar a população Coariense da importância do rio Amazonas para a região amazônica através da apresentação de pesquisa histórica, geográfica e mitológica sobre ele, com enfoque em seus encantos e mistérios e possibilitando conhecer também suas problemáticas e possíveis caminhos para superá-las.

Organização Administrativa

Atualmente a Agremiação Folclórica Dança Regional Adulta Ciranda Paixão possui uma organização administrativa bem definida composta pelos seguintes órgãos:
  • Coordenação Geral
  • Diretoria Financeira
  • Diretoria de Comunicação e Marketing
  • Diretoria de Artes e Design
  • Diretoria de Projetos
  • Diretoria de Logística e Organização
  • Diretoria de Cordão de Entrada
  • Diretoria de Cordão Principal
  • Diretoria de Coreografia
  • Diretoria de Criação Musical
  • Diretoria de Organização Cênica
  • Diretoria de Figurino
Esta organização administrativa existe desde o ano de 2010 e trabalha em conjunto para manter todas as atividades em pleno funcionamento de forma eficiente, eficaz e efetiva.


Deveres dos Brincantes

Assim como em qualquer organização, todos os brincantes que participam da Agremiação Folclórica Dança Regional Adulta Ciranda Paixão precisam atender a alguns requisitos, os quais são seus deveres enquanto estiverem participando da Agremiação. São eles:
  • Estar presente em todos os ensaios e horários determinados pela Agremiação Folclórica Dança Regional Adulta Ciranda Paixão, não tendo ingerido nenhum tipo de bebida alcoólica e trajado adequadamente para os ensaios conforme as normas estabelecidas: Mulher: Saia, sapatilha e cabelos amarrados. Homem: Calça, camiseta e tênis (Ambos os sexos não devem portar durante os ensaios acessórios como: colares, pulseiras, cordões e outros);
  • Não praticar qualquer forma de desrespeito que deflore a moral, a integridade ou qualquer ato de agressão física contra os membros da Diretoria da Agremiação Folclórica Dança Regional Adulta Ciranda Paixão ou integrantes que compunham a referida dança;
  • Não expor a terceiros qualquer item de coreografia em local público, igualmente, não é permitido que se façam comentários que venham a comprometer: projetos, ética e moral desta Agremiação Folclórica;
  • Não divulgar qualquer assunto inerente à apresentação desta Agremiação Folclórica no Festival, entendendo-se aí informações sobre indumentárias, coreografias, evoluções, músicas ou qualquer assunto que venha a pôr em risco a originalidade da mesma em sua apresentação;
  • Adquirir a indumentária pelo preço a ser estipulado pela Diretoria da Agremiação, responsabilizando-se pelo seu devido pagamento até a data acordada;
  • Não praticar qualquer ato discriminatório contra outra pessoa com relação a: posição social, raça, cor, religião e orientação sexual;
  • Dedicar-se exclusivamente a esta Agremiação Folclórica, não participando de ensaios ou eventos de outra ciranda, excetuando-se os decididos pela Diretoria, uma vez que não será permitida na Agremiação Folclórica Dança Regional Adulta Ciranda Paixão a permanência de pessoas de má índole que estejam participando desta Associação Folclórica e ensaiando em outra ciranda.

Atuação em 2011

Com a participação de cerca de 150 brincantes, todos envolvidos pela magia da dança, a Ciranda Paixão, após completar seus onze anos de existência no ano de 2011, pretende rumar a mais um campeonato, mostrando o seu ritmo contagiante, a cadência de seus brincantes, a riqueza poética de suas composições, seguindo fielmente as raízes da Ciranda sem fugir da sua originalidade e com isto convidar, mais uma vez, o povo coariense a preparar bem os ouvidos, o coração, a alma e o corpo, para viajar na musicalidade, no gingado e na alegria contagiante que irradia beleza e engrandece as apresentações desta ciranda nas edições do Festival Folclórico de Coari.


Internet e Redes Sociais

A Agremiação Folclórica Dança Regional Adulta Ciranda Paixão também está presente na internet, principalmente nas redes sociais de forma a manter contato direto com seus brincantes e com todas as pessoas que simpatizam com seu trabalho folclórico cultural no município e Coari. Para conhecer de perto a atuação desta Agremiação acesse os links abaixo:

O email da Agremiação Folclórica Dança Regional Adulta Ciranda Paixão é ciranda.paixao@hotmail.com, através deste email é possível adicionál-la no Windows Live Messenger.


Ensaios

Os ensaios estão acontecendo de segunda a sexta-feira, na quadra da Escola Estadual Francisco Lopes Braga em dois horários:

Das 17h30min as 18h50min.

Das 21h30min as 23h.

Estes ensaios são comandados por pessoas da própria Agremiação Folclórica que, com muita disposição, ensinam a coreografia aos brincantes e os organizam conforme o planejado para a apresentação.


A Ciranda Paixão convida Você!

Venha você também fazer parte dessa Agremiação Folclórica que se destaca e se orgulha por ser verdadeiramente “Uma Ciranda 100% Coariense”, feita por Coarienses e para Coarienses.

Adicione a Ciranda Paixão nas redes sociais e compareça aos ensaios..... É sempre possível aprender algo diferente e encantador.


Vem pra cá!


De Ciranda Paixão


De Ciranda Paixão


De Ciranda Paixão


De Ciranda Paixão


De Ciranda Paixão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Então comente....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...