segunda-feira, 9 de maio de 2011

O que o Marketing tem haver comigo?

De Faz sentido...

No Brasil, o conceito de marketing encontra-se, ainda hoje, bastante desfocado. Muitos o associam com a venda de produtos de qualquer modo, mesmo que as pessoas não os desejem. Outros acreditam tratar-se de uma maneira de fazer com que as pessoas comprem o que não precisam, com um dinheiro que não têm.

De uma forma geral e simplista pode-se afirmar, de acordo com Philip Kotler, que marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e desejam por meio da criação, oferta e troca de produtos e serviços.

O marketing não cria necessidades, mas apenas as identifica, para que possam ser satisfeitas, com soluções adequadas.

Então vendas e marketing são a mesma coisa?

Segundo Theodore Levitt:
“A venda enfoca as necessidades do vendedor; o marketing, as do comprador. A venda está preocupada em converter seu produto em dinheiro; o marketing, com a idéia de satisfazer as necessidades do cliente por meio do produto e toda uma gama de fatores associados com a criação, a entrega e o consumo final”.
Dessa forma, o Marketing tem haver com a COMPRA, a intenção da COMPRA, os motivos que levam a COMPRA e nada haver com a VENDA.

Bom, você deve estar se perguntando: O que eu tenho haver com o Marketing?

O Marketing é uma solução para o alcance de objetivos focada na satisfação do cliente. Se você tem uma empresa, uma loja, vende um produto e tem o objetivo de obter lucro, através do Marketing você certamente conseguirá seu objetivo, pois você vai buscar entender o seu cliente e em seguida vai procurar atendê-lo. Um cliente satisfeito falará bem de você e/ou da sua empresa e voltará a comprar com você ou em sua loja. Viu a importância?
 

Segundo Philip Kotler
“O marketing nós podemos aprender num dia; mas infelizmente levaremos uma vida inteira para dominar todas as suas atuações.”
E, diga-se de passagem, satisfazer o cliente por si só já não basta, temos que encantá-lo. Leia abaixo uma texto maravilhoso de Gustavo Boog, trata-se de um jovem que não sabia mais o que fazer para conquistar e manter clientes. Ele encontrou a solução e a resposta estava no Marketing.



O ENCANTADOR DE CLIENTES por Gustavo G. Boog

Um jovem profissional estava passando por dificuldades com seu negócio.

Os clientes não vinham, e os poucos que vinham geralmente não voltavam.

Apesar de estar muito bem estabelecido, de oferecer belos produtos, de facilitar as condições de compra, de ter sua loja muito bem montada e de ensinar aos seus funcionários todos os detalhes dos produtos, seu negócio não prosperava.

Ele mudou os preços, a apresentação dos produtos, trocou de fornecedores, trouxe novos funcionários, mas nada parecia trazer resultados positivos.
Para seu desespero, seu vizinho tinha sempre muitos clientes, que saiam de sua loja sempre com muitos produtos debaixo do braço e com um largo sorriso nos lábios.

Não sabendo mais o que fazer, procurou um velho sábio da cidade que tinha a fama de responder com acerto a todas as perguntas que lhe faziam.

- O que devo fazer para atrair os clientes e com isto trazer a prosperidade de volta ao meu negócio?

Com um sereno sorriso o velho respondeu:

- Meu filho, as pessoas não compram só produtos ou serviços. Elas querem progredir na realização de seus sonhos e estão dispostas a pagar para satisfazer estas suas necessidades. E isto só pode ocorrer numa transação, quando além de comercial ela for também emocional. É preciso que o sorriso, a competência, o algo mais estejam presentes. É claro que você tem que ter bons produtos, bons preços e uma boa loja. Mas a compra, o atendimento, deve ser um momento mágico, um momento único de encantamento. Se ele se perde, pode ser que aquela pessoa nunca mais volte. Para criar estas condições, busque oferecer sempre juntos razão e emoção. Aí o cliente se encanta, recomenda sua loja a seus amigos e voltará muitas outras vezes.

Agradecendo pelos valiosos conselhos, o jovem os colocou em prática.

Em pouco tempo o encantamento voltou aos clientes e a prosperidade retornou ao seu negócio.

De Faz sentido...

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