domingo, 26 de dezembro de 2010

As OITO atitudes de sucesso...

De Faz sentido...


1. COMUNICAÇÃO: voz clara e objetiva.

2. SIGNIFICADO: o que move você?

3. PODER DE ANÁLISE: olhar crítico.

4. DIDÁTICA: líder e educador.

5. CONEXÃO: ligação com o mundo.

6. OTIMISMO: pensar positivo.

7. ALTA ENERGIA: disposição total.

8. ENGAJAMENTO: a importância de conduzir.


Fonte: As 8 atitudes de sucesso por Eliza Tozzi, Revista Você SA, edição 149, novembro de 2010.

domingo, 19 de dezembro de 2010

20 características do perfil do professor ideal

De Faz sentido...

1. Domina os conteúdos curriculares das disciplinas;

2. Tem consciência das características de desenvolvimento dos alunos;

3. Conhece as didáticas das disciplinas;

4. Domina as diretrizes curriculares das disciplinas;

5. Organiza os objetivos e conteúdos de maneira coerente com o currículo, o desenvolvimento dos estudantes e seu nível de aprendizagem;

6. Seleciona os recursos de acordo com os objetivos de aprendizagem e as características de seus alunos;

7. Escolhe estratégias de avaliação coerentes com os objetivos de aprendizagem;

8. Estabelece um clima favorável para a aprendizagem;

9. Manifesta altas expectativas em relação às possibilidades de aprendizagem de todos;

10. Institui e mantém normas de convivência em sala;

11. Demonstra e promove atitudes e comportamentos positivos;

12. Comunica-se efetivamente com os pais de alunos;

13. Aplica estratégias de ensino desafiantes;

14. Utiliza métodos e procedimentos que promovem o desenvolvimento do pensamento autônomo;

15. Otimiza o tempo disponível para o ensino;

16. Avalia e monitora a compreensaão dos conteúdos;

17. Busca aprimorar seu trabalho constantemente com base na reflexão sistemática, na autoavaliação e no estudo;

18. Trabalha em equipe;

19. Possui informação atualizada sobre as responsabilidades de sua profissão;

20. Conhece o sistema educacional e as políticas vigentes.


Fonte: Referências para o exame nacional de ingresso na carreira docente - documento para consulta pública, MEC/INEP.

sábado, 13 de novembro de 2010

20 dicas para o sucesso

1 Elogie 3 Pessoas por dia;

2 Tenha um aperto de mão firme;

3 Olhe as pessoas no olho;

4 Gaste menos que ganha;

5 Saiba perdoar a si e aos outros;

6 Trate os outros como gostaria de ser tratado;

7 Faça novos amigos;

8 Saiba guardar segredos;

9 Não adie uma alegria;

10 Surpreenda aqueles que você ama com presentes inesperados;

11 Sorria;

12 Aceite uma mão estendida;

13 Pague suas contas em dia;

14 Não reze para pedir coisas, reze para agradecer e pedir sabedoria, e coragem;

15 De as pessoas uma segunda chance;

16 Não tome nenhuma decisão quando estiver cansada ou nervoso;

17 Respeite todas as coisas vivas especialmente as indefesas;

18 Dê o melhor de si em seu trabalho. Tenha prazer em fazer bem feito;

19 Seja humilde principalmente nas vitórias;

20 Jamais prive uma pessoa de esperança. Pode ser que ela só tenha isso.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

20 dicas e pensamentos para você ter mais criatividade

Quem não quer ser mais criativo? O que não sabemos é que criatividade também pode ser desenvolvida, não é uma daquelas coisas que ou se tem ou não se tem. Partindo desse ponto, qualquer um de nós pode ser mais criativo, então vamos as dicas que vão mudar nossa vida e melhorar a nossa criatividade.

De Faz sentido...


20 DICAS E PENSAMENTOS PARA SE TER MAIS CRIATIVIDADE por Gemir Cassan


1. NOTE E ANOTE TUDO. Crie o hábito de anotar tudo que você vê, lê ou venha a lembrar. Tenha sempre à mão – lápis, caneta e papel –, jamais, confie na memória. "Você está sempre livre para mudar de idéias e escolher um futuro ou um passado diferente" (Richard Bach).

2. AVALIE AS ANOTAÇÕES. Defina um dia da semana e faça uma avaliação em suas anotações. Separe as melhores idéias ou coloque-as em ordem de importância. "A vida não é ter na mão boas cartas, mas sim saber jogar com as cartas que ela nos dá" (Josh Billinge).

3. FAÇA UM ESTOQUE DE IDÉIAS. Arquive de forma simples e de fácil acesso. Procure separá-las por assuntos. Idéias para melhorar sua eficiência, sua qualidade de vida, seu relacionamento com a família e às pessoas. "Transportai um punhado de terra todos os dias e fareis uma montanha" (Confúcio).

4. VEJA E OUÇA ATENTAMENTE. Aprenda a enxergar nos olhos das pessoas o que elas gostariam de dizer e ao ouvir perceba as coisas que não foram ditas. "Você é aquilo que você faz continuamente. Excelência não é uma eventualidade – é um hábito" (Aristóteles).

5. VEJA AS COISAS COMO SE FOSSE A ÚLTIMA VEZ. Tudo deve ser observado com cuidado e atenção. O processo criativo passa por algumas fases: preparação, incubação, iluminação, verificação e avaliação. Ligue-se nos "detalhes" – são eles que fazem a diferença –, "Aproveite bem as pequenas coisas. Algum dia você vai saber que elas eram grandes" (Robert Brault).

6. ATIVE A SUA CURIOSIDADE. Veja tudo como se fosse a primeira vez, observe os lugares e as coisas. Fale com o maior número de pessoas, independente da sua classificação social, raça ou religião. "Poucos rios surgem de grandes nascentes, mas muitos crescem recolhendo filetes de água" (Ovídio).

7. CRIAR DEVE ASSOCIAR-SE ÀS PESQUISAS. Acostume-se a fazer perguntar: O que, Como, Por quê, Onde, Quem, Qual, Quando. "É melhor fazer algumas perguntas do que achar que sabe todas as respostas" (James Thurber).

8. AMPLIE O SEU CONHECIMENTO. Assista filmes (independente da época que foram produzidos), faça viagens, leia livros, conheça novas pessoas, assista transmissões esportivas, musicais, palestras. "As idéias são como filhos errantes: aparecem quando menos se espera" (Bern Willians).

9. NUNCA "ACHE" NADA. PROCURE "ENTENDER". Não faça julgamentos precipitados através da "achologia". Ser criativo requer dedicação, metodologia, determinação e persistência. "A excelência consiste em fazer algo comum de maneira incomum" (Booker Washington).

10. MANTENHA O CÉREBRO LIGADO. Você tem de estar atento à todas possibilidades. Numa fração de segundos, uma nova idéia poderá passar a sua frente e a sua mente deve estar aberta para recebê-la. "O ontem, foi-se. O amanhã pode não vir. O que temos é o agora" (Plutarco).

11. SEJA OTIMISTA E POSITIVO. O ser criativo visualiza insistentemente os pontos fortes das "coisas"; nas relações profissionais, de lazer e familiar. Pensar e agir com otimismo, contribui na realização dos objetivos. "O covarde nunca tenta, o fracassado nunca termina e o vencedor nunca desiste" (Norman Vincent Peale).

12. TODO DIA É DIA PARA PENSAR. Defina um local e separe todos os dias dez minutos do seu tempo. No final de um mês você terá utilizado 300 minutos ou cinco horas. "Quem mata o tempo não é um assassino é um suicida" (Millor Fernandes).

13. AS GRANDES IDÉIAS NASCEM DE PEQUENOS "LAMPEJOS". Portanto, seja persistente. Combine, adapte, altere, diminua, aumente, associe, substitua, reorganize e se ainda não encontrar a utilização da sua criação, inverta tudo. Nunca desista. "A visão sem ação não passa de um sonho. A ação sem visão é só um passatempo. A visão com ação pode mudar o mundo" (Joel Baker).

14. COMBATA OS DESEQUILÍBRIOS DA VIDA MODERNA. Pessimismo, barulho, tabagismo, alcoolismo, negativismo, fadiga e outros excessos que o levem a irritação e desequilíbrio. "Tudo de bom acontece às pessoas com disposição alegre" (Voltaire).

15. CULTIVE O BOM HUMOR. A criatividade depende do seu senso de humor. Mantenha-se de bem com a sua vida e as coisas que a rodeiam. Veja as coisas com alegria e desprendimento. "O segredo da felicidade não é fazer sempre o que se quer, mas querer sempre o que se faz" (Leo Nikolayevich, Conde Tolstoi).

16. TENHA CORAGEM E AUTOCONFIANÇA. A coragem deve estar atrelada à sua determinação "de poder atingir o que deseja, quer e acredita". A autoconfiança, desenvolvida através de habilidades, atitudes e autodesenvolvimento. "Somos o que fazemos, mas somos, principalmente, o que fazemos para mudar o que somos" (Eduardo Galeano).

17. SAIBA UTILIZAR O SEU TEMPO. Deixe a ociosidade de lado e aproveite ao máximo o tempo que é só seu. Lembre-se de que a maioria das grandes idéias foram criadas nos momentos ociosos de seus criadores. "Minhas invenções são fruto de 1% de inspiração e 99% de transpiração" (Thomas Edison).

18. UM PRODUTO PRONTO DEVE SER APRESENTADO. Mesmo que a sua idéia não esteja totalmente concluída, coloque-a em prática e vá acertando, até atingir a finalização. Lembre-se de que é muito melhor colocar uma pequena idéia em prática que uma grande idéia arquivada. "Nunca é tarde para tentar o desconhecido. Nunca é tarde para ir mais longe" (D''Annunzio).

19. SAIBA DESCOBRIR OS EVENTUAIS DEFEITOS. Exija do seu subconsciente e faça-o atuar. Ele precisa dia e noite, ser alimentado de cada passo dado na finalização das idéias. Reestude. Verifique. Repense. E encontre onde foi cometido o deslize. "O pessimista é aquele que reclama do barulho, quando a oportunidade bate à sua porta" (Michael Levine).

20. APROVEITE E DESFRUTE DOS RESULTADOS. A criatividade não deve ser entendida como um dom ou algo que só os iluminados possuem. Todo ser humano possui e pode explorá-la. Basta querer fazer com que as idéias fluam e transformem-se em realizações. Uma vez produzidas é só usufruir. "Não é porque certas coisas são difíceis que nós não ousamos.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Cuidar da Natureza é Cuidar da Vida*

Para viver nós precisamos que a natureza também viva!

O que  nós precisamos pra viver? No inicio de setembro, o WWF-Brasil fez esta pergunta à sociedade brasileira. Eles queriam que cada um pensasse no que é mais importante para si mesmo – e para não influenciar as respostas, não contaram para ninguém que era o WWF-Brasil que perguntava.

Pra viver, precisamos que a natureza também viva. Esta é a única resposta correta, e o WWF-Brasil começou a revelá-la hoje. Ao mesmo tempo em que foi iniciado um movimento para manter vivo aquilo que nos permite viver: a natureza. É importante lembrar às pessoas que tudo – absolutamente tudo – que sustenta a nossa existência, vem, direta ou indiretamente, da natureza.

O WWF-Brasil defende uma forte meta: contribuir para que a sociedade brasileira atinja o desmatamento zero em todos os biomas até 2015.

Para isso, foi criado o site
www.wwf.org.br/cuidardanatureza com animações, mapas, ilustrações, fotos, redes sociais, vídeos e tudo o que você precisa saber sobre a relação entre a natureza e a nossa qualidade de vida.

No site, é possível encontrar uma lista das 10 áreas prioritárias para a criação de novas unidades de conservação na Amazônia, na Caatinga, no Cerrado, na Mata Atlântica e no Pantanal. O WWF-Brasil está certo de que a criação de áreas protegidas é uma das medidas mais eficientes para reverter a situação atual e garantir a conservação e o uso sustentável de uma parcela significativa da natureza brasileira.

Acessemos
www.wwf.org.br/cuidardanatureza, conheçamos o site e compartilhemos com nossos amigos. Só assim será possível ter cada vez mais gente ao lado do WWF-Brasil – como eu já estou. Afinal, o desmatamento zero é uma ambiciosa meta, que só será conquistada com a mobilização de todos nós.

 
*Fonte WWF Brasil - adaptado para este blog para divulgação da entidade.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

As Pessoas Vencedoras e as Pessoas Derrotadas

De Faz sentido...


Quando a pessoa vencedora comete um erro, diz: "equivoquei-me", e aprende a lição.
Quando uma pessoa derrotada comete um erro, diz: "não foi culpa minha", e responsabiliza outros.

Uma pessoa vencedora sabe que a adversidade é a melhor dos mestres.
Uma pessoa derrotada sente-se vítima diante da adversidade.

Uma pessoa vencedora sabe que o resultado das coisas depende de si.
Uma pessoa derrotada crê que existe a má sorte.

Uma pessoa vencedora trabalha muito e arranja mais tempo para si mesma.
Uma pessoa derrotada está sempre "muito ocupada" e não tem tempo sequer para os seus.

Uma pessoa vencedora enfrenta os desafios um a um.
Uma pessoa derrotada rodeia os desafios e não se atreve a tentar.

Uma pessoa vencedora compromete- -se, dá a sua palavra e cumpre.
Uma pessoa derrotada faz promessas, não "mete os pés a caminho" e quando falha só se sabe justificar.

Uma pessoa vencedora diz: "sou bom, mas vou ser melhor".
Uma pessoa derrotada diz: "não sou tão mau como são muitas outras pessoas".

Uma pessoa vencedora escuta, compreende e responde.
Uma pessoa derrotada não espera que chegue o seu turno para falar.

Uma pessoa vencedora respeita aqueles que sabem mais e preocupa-se em aprender algo com eles.
Uma pessoa derrotada resiste a todos aqueles que sabem mais e apenas se fixa nos seus defeitos.

Uma pessoa vencedora sente-se responsável por algo mais que apenas o seu trabalho.
Uma pessoa derrotada não se compromete e sempre diz: "faço o meu trabalho e já chega".

Uma pessoa vencedora diz: "deve haver uma melhor forma de fazê-lo...".
Uma pessoa derrotada diz: "este é o modo como sempre temos feito. Não há outro".

Uma pessoa vencedora é parte da solução.
Uma pessoa derrotada é parte do problema.

Uma pessoa vencedora consegue "ver a parede na sua totalidade".
Uma pessoa derrotada fixa-se "no azulejo que lhe toca colocar".

Uma pessoa vencedora aprenderá alguma coisa com essas palavras...
Uma pessoa derrotada vai continuar vivendo como sempre viveu...

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Sonhe Alto*

"Sonhar alto", imaginar-se vencedor, vencendo todos os obstáculos que surgem durante a caminhada profissional é hoje ingrediente fundamental para o sucesso.

De Faz sentido...

Pessoas derrotistas, que não sonham ou que sonham "baixo", achando-se sempre prejudicadas, vencidas, não conseguem vencer os desafios de um mundo cada vez mais ágil, veloz e competitivo.

A atenta leitura das biografias dos grandes homens, dos grandes mestres e mesmos artistas, mostra claramente que um dos mais importantes fatores de motivação de que sempre "viram-se" vencedoras. E ai tornaram-se vencedoras!
Numa época de crise, de dificuldade, o grande perigo que corremos é o de nos deixarmos contaminar por esse clima devastador de qualquer sucesso.

Pessoas que vivem reclamando de tudo e de todos, pessoas que só prestam atenção às desgraças, pessoas que não conseguem ter uma visão positiva, na verdade, percorrem, com muita rapidez, o caminho do fracasso.

Sonhar alto. Pensar alto. Agir de acordo com esses pensamentos, é uma lição que todos devemos aprender e praticar.

Pense nisso.

Sucesso!
*Readaptação do texto original de: Luiz Almeida Martins Filho, Ph.D.

A Essência de Compartilhar*

Compartilhar é um milagre que pode transformar o mais pesado dos corações. O simples ato de repartir tem o poder de reunir mesmo aqueles que vivem separados por seus próprios interesses. O mundo se amplia, um momento de bondade é criado e, onde antes não havia nada, surge algo novo.

De Faz sentido...

Com frequência não percebemos esse milagre cotidiano. Construímos nossa vida em torno do objetivo de acumular dinheiro, bens e status como uma forma de nos proteger dos caprichos do mundo. Sem perceber, passamos a enxergar o ato de dar por uma ótica materialista - como uma subtração do que temos e somos - e o colocamos na balança do interesse pessoal.

Por sorte, compartilhar não é nada disso. Trata-se de um ato gerador que multiplica o efeito que causamos no mundo.


* Texto retirado do livro Simples Verdades, um guia amoroso sobre os grandes temas da vida de Kent Nerburn, publicado pela editora Sextante em 2007, Página 49.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Sê Amável (Cirurgia Moral)*

É nosso dever, em todas as horas das nossas conversações com os outros, demonstrar educação. O modo de falar denuncia o que somos para quem nos ouve. Sejamos amáveis no que devemos dizer, e quem nos escuta irá nos devolver a mesma harmonia que ofertamos através da cordialidade com que o tratamos.

O homem estouvado é sempre relegado ao esquecimento pelos  companheiros e recebe o preço da sua ignorância pela solidão. Não queiras ser um destes sofredores que estimulam instintos inferiores no trato com os outros. Aprende a conversar amavelmente com quem te procura ou com aqueles que te amam. Se tu não fazes força para melhorar moralmente, nem te esforças para o aprimoramento da tua conduta, permaneces morto, e essa morte é das piores, um suicídio que praticas conscientemente.

Nós somos todos enfermos e poucos têm vontade de curar-se. Alegam a cruz pesada nos ombros, porém, permanecem parados,  e  aí  ela pesa mais. O movimento é princípio de libertação. Andemos com os nossos fardos sem reclamar, que eles se tornarão leves. Mesmo que as dores nos imobilizem em cima de um catre, mostremos fortaleza espiritual e deixemos, nas nossas conversações, transparecer o amor e a gratidão por todos os que estão nos ajudando a melhorar.

A dor, os problemas, enfim, todos os tipos de infortúnios, vêm nos provar o que aprendemos. Estamos constantemente com a cabeça cheia de teorias de todas as formas. Estamos com os ouvidos carregados de conceitos e com a consciência amontoando um celeiro  de advertências. Entretanto, esquecemo-nos da melhor parte: a vivência. E quando ela demora a aparecer, surge na pauta da nossa vida a dor, com inúmeras modalidades, para que despertemos o jovem dentro do ancião.

Se alguém te serve  um  copo  de  água  que  seja,  agradece  amavelmente, porque, naquele ato de servir e ser servido há trocas de energias sutis que passam despercebidas pela razão, mas que a intuição aprimorada registra.

Demonstrar educação para com os nossos amigos não é muita vantagem; é dever, pelas reverências deles para conosco. A grandeza da disciplina é testada diante daqueles que nos ofendem e nos desagradam. Amplia o teu poder de tolerar, mas sem chegares à conivência. O bom senso te indicará os limites a que podes chegar sem desestimular o desequilíbrio. Desfruta da alegria, pois esse dom não precisa ser comprado; ele pode despertar em teu coração. Faze da tua mente uma força a desvendar mistérios, mas aqueles mistérios que ajudam a viver melhor.

Não te esqueças da gentileza em todos os aspectos que refletem o Amor, porque cada conquista, em se tratando de virtudes, é uma operação moral que estás fazendo no teu mundo interno e cada passo que deres neste sentido será um reflexo de luzes que se acendem no  teu universo  interior,  buscando  e  harmonizando  com  a  criação  e  vivendo  a mesma paz que vive o Senhor de todos nós.

Se, por vezes, a educação te faltar na comunicação com os teus semelhantes, é preferível que cales a boca, sem deixar de trabalhar por dentro para desfazeres os impulsos de inferioridade. Não deves esquecer a oração, nestes momentos. Ela ajuda a serenar todas as tempestades que possam nos arruinar.

* Texto enviado a mim por Luciane Melo.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Gestão, Mudança e Ambiente.

Heráclito afirmou que a única coisa permanente é a Mudança e não é possível falar-se em Gestão sem falar-se de Mudança.

Isso pode ser explicado pelo fato de que toda a evolução dos processos gerenciais até os modelos que atualmente conhecemos e aplicamos em nosso dia-a-dia estarem sempre intimamente ligados às Mudanças, principalmente as Ambientais.

Outra coisa que é impressionante é a evidência que o dito “Ambiental” tem tido nas discussões atuais acerca do futuro das organizações e olha que as teorias administrativas, as quais apresentam as empresas como sistemas abertos, já existem há algum tempo.

Quando o termo Gestão surgiu é algo incerto. Puri (2000) afirma que a Gestão empresarial é um tema tão velho quanto nós próprios, e, no entanto, tão novo e desafiador quanto o amanhã e isso deve diretamente às Mudanças nos cenários socioeconômicos e tecnológicos por exemplo, em outras palavras no cenário Ambiental.

Para Drucker (2006) o teste decisivo da Gestão é o desempenho. Por outras palavras, a Gestão tem a ver mais com uma prática do que com uma ciência ou profissão, se bem que contenha elementos de ambos.

Isso explica a dificuldade que existe de se encontrar textos, artigos, livros que tratem somente de Gestão sem associá-la a outros temas.

Gestão é algo que se faz na prática, existem modelos, processos que hoje possuem embasamento teórico, pois já foram aplicados na prática e que deram resultados satisfatórios.

No entanto Gestão só é desafio no século XXI porque está atrelado às Mudanças e mais, porque essas Mudanças são, em grande parte, externas ao ser humano, portanto fora de seu controle, o que as classificam como eventos ocorridos no Ambiente.

O certo é que as organizações precisam estar cada vez mais preparadas para não serem destruídas pela onda gigantesca das Mudanças que não cessam de ocorrer.

E nós, que papel temos nesse processo?

Isso pode ser tema para uma nova postagem.





REFERÊNCIAS

CHIAVENATO, Idalberto. Teoria Geral da Administração. 6.ed. rev. e atualizada. Rio de Janeiro: Elsevier, 2001-2002. 2v.

DRUCKER, Peter Ferdinand. MACIARIELLO, Joseph A. O Diário de Drucker. Traduzido por Carla Pedro. 2.ed. Lisboa: Editora Actual, 2006.

PURI, Subhash. Gestão da Estabilidade: a arte de manter, motivar e criar desafios para colaboradores. Traduzido por Maria Motta. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2000.

domingo, 12 de setembro de 2010

Acredite na EAD!

Formada em bacharel em Administração pela Universidade Federal do Amazonas e atualmente trabalhando em um banco, reconheço na Educação à Distância uma oportunidade de continuar a aprimorar conhecimentos e a desenvolver habilidades.

É inegável as vantagens que a Educação à Distância oferece em relação a outras modalidades de ensino, uma vez que ao se matricular em um curso de Educação à Distância o aluno terá liberdade de acessar conteúdos dentro de sua disponibilidade de tempo, respeitando seu ritmo individual de estudo e o controle sobre seu processo de aquisição de conhecimento.

Ressalte-se que a necessidade de constante atualização e o não deslocamento para assistir aulas tem favorecido a demanda de cursos online, os quais são grandes oportunidades de acesso a informações relevantes sobre um tema e de desenvolvimento de competências que favorecem a construção de um perfil profissional contemporâneo.

Nesse processo o tutor é responsável pela mediação entre o aluno e os saberes dos cursos. Ele acompanha toda a trajetória do aluno, desde a ambientação até a certificação, sendo a presença dele sempre estimulante.

No município onde resido, Coari-AM, a Universidade Paulista (UNIP) e a Universidade Aberta do Brasil (UAB) em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), entre outras instituições, oferecem vários cursos online de graduação e até mesmo pós graduação em diversas áreas.

Considerando o fato de a educação presencial estar utilizando cada vez mais ferramentas virtuais, a Educação à Distância vem se apresentando como alternativa viável para atender diversos públicos.

Em suma, a Educação à Distância pode ser a solução para o problema da Educação no Brasil!


Assista o vídeo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...