Heráclito afirmou que a única coisa permanente é a Mudança e não é possível falar-se em Gestão sem falar-se de Mudança.
Isso pode ser explicado pelo fato de que toda a evolução dos processos gerenciais até os modelos que atualmente conhecemos e aplicamos em nosso dia-a-dia estarem sempre intimamente ligados às Mudanças, principalmente as Ambientais.
Outra coisa que é impressionante é a evidência que o dito “Ambiental” tem tido nas discussões atuais acerca do futuro das organizações e olha que as teorias administrativas, as quais apresentam as empresas como sistemas abertos, já existem há algum tempo.
Quando o termo Gestão surgiu é algo incerto. Puri (2000) afirma que a Gestão empresarial é um tema tão velho quanto nós próprios, e, no entanto, tão novo e desafiador quanto o amanhã e isso deve diretamente às Mudanças nos cenários socioeconômicos e tecnológicos por exemplo, em outras palavras no cenário Ambiental.
Para Drucker (2006) o teste decisivo da Gestão é o desempenho. Por outras palavras, a Gestão tem a ver mais com uma prática do que com uma ciência ou profissão, se bem que contenha elementos de ambos.
Isso explica a dificuldade que existe de se encontrar textos, artigos, livros que tratem somente de Gestão sem associá-la a outros temas.
Gestão é algo que se faz na prática, existem modelos, processos que hoje possuem embasamento teórico, pois já foram aplicados na prática e que deram resultados satisfatórios.
No entanto Gestão só é desafio no século XXI porque está atrelado às Mudanças e mais, porque essas Mudanças são, em grande parte, externas ao ser humano, portanto fora de seu controle, o que as classificam como eventos ocorridos no Ambiente.
O certo é que as organizações precisam estar cada vez mais preparadas para não serem destruídas pela onda gigantesca das Mudanças que não cessam de ocorrer.
E nós, que papel temos nesse processo?
Isso pode ser tema para uma nova postagem.
REFERÊNCIAS
CHIAVENATO, Idalberto. Teoria Geral da Administração. 6.ed. rev. e atualizada. Rio de Janeiro: Elsevier, 2001-2002. 2v.
DRUCKER, Peter Ferdinand. MACIARIELLO, Joseph A. O Diário de Drucker. Traduzido por Carla Pedro. 2.ed. Lisboa: Editora Actual, 2006.
PURI, Subhash. Gestão da Estabilidade: a arte de manter, motivar e criar desafios para colaboradores. Traduzido por Maria Motta. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2000.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou? Então comente....